Quarta-feira, 4 de Março de 2009

A primeira consulta no pediatra

Tecnicamente não foi a primeira consulta. Na sexta passada fomos ao hospital, a pedido da maternidade, pois parece que é costume fazer uma consulta de neonatologia logo após a alta. Essa avaliação foi feita pela Drª F, que recebeu o Eduardo na sala de partos.

Além de uma avaliação global, fizeram-lhe o rastreio das doenças metabólicas (teste do pézinho) e aí percebemos que mesmo com os problemas que tenho tido em amamentar, o besnico perdeu poquíssimo peso. A perda dele situou-se nos 1,9% quando a média ronda os 8%. Tranquilizou-nos e disse-nos que estamos a fazer tudo bem.

 

Mas não há muito que possam fazer por mim neste momento, no que respeita a tranquilidade. Estou muito triste por não ter leite suficiente, aliás... por não ter leite quase nenhum. E isso tem-me deixado de rastos (ou se calhar é o pretexto para as crises de choro).

 

Portanto hoje, apesar de ser a segunda consulta, foi a primeira com o Nuneca, o nosso pediatra (hehe, gosto de alcunhar as pessoas).

Lá chegámos aos Lusíadas, mesmo em cima da hora (que isto agora sair de casa implica uma logística bem organizada para a qual ainda não estamos mecanizados), o que na verdade não constituiu problema, pois a consulta estava atrasada cerca de uma hora. Passei-me logo, não pela minha espera, mas por me sentir sem chão debaixo dos pés, pois iria calhar em cima da hora que o besnico ía reclamar a sua paparoca. Se tivesse mama de jeito era tão mais facil...

Chorou desalmadamente e ali mesmo, à descarada, enfiei-lhe a mama na boca. Lá se arranjou e serviu para acalmar os ânimos.

Quando nos chamaram, o Nuneca recebeu-nos com o largo sorriso que o caracteriza. Adoro-o!

Assim que entro no consultório, começo a chorar. O médico foi de uma delicadeza incrível e no meio de brincadeira, sem no entanto me fazer sentir ridícula, conseguiu amenizar a questão. Mas permaneci de lágrima pendurada até meio da consulta.

 

Falámos das principais questões que me atormentam a alma: a alimentação e o choro.

 

Da alimentação dele, confirmou-me o que eu suspeitava: se o leite não "subiu" mais que isto, não vai subir. Disse-lhe quanto consigo tirar com a bomba (entre 25ml a 45ml) e assim com um ar carinhoso disse-me "é pouco". Continuamos com o suplemento, portanto, que assume as funções de leite principal e a minha mama sim, passa a suplemento, que darei sempre antes do biberão, enquanto tiver uma gota que seja. Pelo menos leva alguma coisa minha que ajudará nas defesas naturais. Mas sinto-me devastada e quando o assunto me vem à ideia, desato logo a chorar.

 

Do choro, disse que é normalíssimo que ele berre desalmadamente quando lhe trocamos a fralda ou quando toma banho, pois ainda não regulam bem a temperatura do corpo e têm muito frio quando estão despidos.

 

-Cordão umbilical, quase todo mumificado, deverá cair em breve;

-Reflexos ok;

-Peso, já ganhou cerca de 300 gramas desde 6ª feira;

-BCG, já começou a aparecer a marca no bracito esquerdo;

-Pele: ok. São como as cobrinhas, mudam a primeira camada de pele e ficam com aquele aspecto esquisito (sobretudo nos bébés de 40 semanas ou mais);

-Aparentemente está tudo normalíssimo, estamos a fazer tudo bem, continuemos assim.

 

Daqui por 15 dias voltamos lá!

 

Do que não me conformo... é mesmo do meu leitinho :((((

 

sinto-me: aliviada mas triste
gotinhas:
De Marta a 4 de Março de 2009 às 22:10
Olá Su,
Em primiero Lugar parabens peplo teu Eduardo, sou seguidora habitual do teu blog e fiquei muito contente que tudo tenha corrido bem contigo e o teu pequeno no dia do parto.
Partilho contigo a questão da amamentação que esta a ser tambem para mim muito dificil, percebo completamente o teu desgosto... mas o importante é que vá coma. Na minha primeira consulta de pediatra tb lhe disse que só tirava uns 30- 40 ml e ele não me disse nada, resultado o Gabriel perdeu peso e ainda por cima ganhou uma infecção a e. coli, por isso quando o pedatra "autorizou" o suplemento fiquei mais aliviada, porque apesar do desgosto de não ter leite, pelo menos sei que ele está a comer.
Por isso aguenta firme que tudo vai correr bem.
Um beijo grande para vocês os dois,
Marta e Gabriel
De Su a 4 de Março de 2009 às 22:43
Obrigada pelo teu comentário Marta. Sabes como é importante saber que não estamos sozinhas.
No nosso caso, fizémos consulta pré-natal e foi-nos logo indicado o suplemento a dar e como preparar caso algo do género surgisse... Mas não deixo de ficar triste :(
Um beijinho
Su
De Mamã Gansa a 5 de Março de 2009 às 00:07
Fico contente por estares masim aliviada. Há centros de Saúde que dão apio especializado para a amamentação. Mas não faças drama se não conseguires. Muitos bebés foram criados a biberon e são muito saudáveis.
De mil sorrisos a 5 de Março de 2009 às 08:19
Ainda bem que está tudo bem com o pequenote. Quanto a ti, trata de te cuidares porque isso tem tudo influência no leitinho. Desde a alimentação à parte psicológica... cuida-te e não desanimes!
Beijos e Mil Sorrisos
:o)))))
De Tita a 5 de Março de 2009 às 10:30
Olá querida, agora estou sempre à espera de chegar aqui e tu teres escrito mais novidades.
Compreendo a tua apreensão da falta de leitinho e como gostarias de ter para dares em grande quantidade ao teu menino. Eu só dei uma semana só o meu leitinho, durante 2 semanas dei as 2 coisas e isso tudo é cansativo realmente é o pior de tudo, dares mama e biberon, passado 3 semanas de ele nascer tive uma mastite (pior que ter 20 filhos) e começei a tomar antibiótico, apesar de o médico dizer para continuar a dar leite ao Mi. eu não queria porque me metia impressão e não lhe queria dar o leite a tomar antibiótico, tudo foi tão mau e enervante que fiquei sem leite.
Agora olhando para trás e apesar de tudo o que se ouve do leite materno a minha experiência me diz que não foi isso que contribui para nada, todos os meninos que conheço da idade do Mi (tem 3 anos) estão constantemente doentes e o meu é algo rarissimo (Graças a Deus). É bom o nosso leitinho e a relação mamã/filhote, mas no fim são os nossos bebés que vão criando mais ou menos defesas ao longo do pouco tempo de vida.
Estás fragilizada e tudo te fragiliza mais, sei que é dificil, mas pensa que o teu bebé é um forte e que daqui a um mês ou dois te vais rir de todas as tuas inseguranças. FORÇA, MTA FORÇA
Um grd beijo Tita
De Su a 5 de Março de 2009 às 21:06
Obrigada...
De susel a 5 de Março de 2009 às 11:57
Não gosto de te "ver" assim tão em baixo...
não vais ser uma pior ou melhor mãe por causa do leite, não deve ser fácil, mas tens tanto amor para lhe dar.....e é tão importante.
Beijão do tamanho do mundo
De Su a 5 de Março de 2009 às 21:04
Há-de passar... não te preocupes! Beijo
De mariavicente a 5 de Março de 2009 às 14:05
que lindo ele está, os olhitos mais doces do mundo, tens que o por na lista para meu genro, ouviste?
pois o drº tem razão sim senhor, estão a fazer tudo bem. isso do leite é assim mesmo, eu da 1ª foi 5 dias miga, nunca subiu, nadinha, nem uma ponta de febre nada, acabou em 5 dias, desta era leite por tudo o que era sitio, vamos lá saber porquê né?
beijocas grandes para voces.
De Su a 5 de Março de 2009 às 21:05
Hehehe, depende de como a tua piquena se porta. Mas parece que é uma querida, não é? Estou a ver que o meu filho está destinado às princesas da Margem Sul... lol
De Veronica Oliveira a 5 de Março de 2009 às 15:08
Olá,
cá está a intrusa de novo, parabéns o menino é lindo, e quanto a não ter leite não se deixe deprimir por isso, o meu parto foi a 21 de Dezembro, imagine o desespero só de pensar se teria que lá ficar na noite de natal, o stress nervoso era tanto que na maternidade, leite??? Pois é, que é dele!! Saí mesmo no dia 24 de Dezembro para meu grande alivio, assim que entrei em casa senti um frio no peito, tal não foi o alivio de estar em casa que até o leite veio...mas...quem disse que o meu pequeno o queria??Nem vê-lo pois habituou-se ao leitinho em pó, e ainda bem porque aqui a mamã também não tinha quase nenhum. Lá ia tirando algum há bomba para ver se o habituava mas qual quê...sabe uma coisa...aproveite bem , porque eles crescem rapidíssimo , ainda ontem o meu filho nasceu e já tem 9 anos e está da minha altura também com 1.52mt, vê-se logo que a mãe é uma meia leca !!
Muitas felicidades e beijinhos

PS: ahh quanto a roupa queimada, deixe lá eu foi um peluche que o petiz adorava, pousei-o no abat-jour e voilá !Peluche queimado!!!
De Su a 5 de Março de 2009 às 21:06
Não é intrusa coisa nenhuma.
Aqui já contamos 10 dias, portanto dificilmente mesmo o leite chegará mais...

Beijinho e obrigada***
De Pó d'Água a 5 de Março de 2009 às 16:08
O bebé está óptimo! E a mãe vai fazer por ficar óptima também... ;)
Desculpa linda insitir, mas se estás tão triste devido à questão da amamentação contacta uma conselheira de amamentação... Fazem milagres! :)
De Su a 5 de Março de 2009 às 21:03
Já falei hoje com uma enfermeira do hospital que é toda pró nisso. Pronto, não há mesmo nada a fazer, ela disse para dar sempre enquanto tiver e tirar com bomba depois de lhe dar para estimular, mas também me disse que o que já não veio, dificilmente virá, sobretudo com a depressão.
Amanhã vou à psiquiatra e logo se vê...

Comentar post

.Sobre mim

.No messenger

O meu MSN
sufiland@sapo.pt

.pescar nas águas

 

.Novembro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.recentemente

. Arreeee!!!!!

. O prometido é devido

. Um novo sonho

. Interregno

. Francisco

. Obrigada...

. Parabéns Filho!!!

. 12 meses em 13 imagens

. Será?

. Está grande...

.águas passadas...

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Junho 2011

. Agosto 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

.tags

. todas as tags

.gostamos muito :)

. Ser mãe pela primeira vez...

. O enxoval (reeditado a 3 ...

.Outras águas

blogs SAPO

.subscrever feeds