Sexta-feira, 6 de Março de 2009

Depois de parir

O neonatologista P.S. foi falar connosco à sala do recobro. Pelo canto do olho via o Johny a escrevinhar no computador, via as enfermeiras a serenarem depois da azáfama do parto, via o meu bébé a gemer e nem me lembro do que o Dr. disse. Lembro-me que julgavam estar tudo bem. Foi então que chorei algumas lágrimas, que uma enfermeira doce limpou e que o levaram para a neonatologia. E mais uma vez fiquei ali...

 

Julgo que foi por esta altura que os avós o viram. Não é o que sonhamos. Pensei sempre que o F o levaria em braços para o apresentar aos nossos pais, mas em vez disso, passou dentro duma cixa de vidro, cheio de fios e sem os mimos do contacto humano.

 

Levaram-me para o quarto e recordo-me de passar por uma rapariga na urgência, de bata vestida, agarrada ao telemóvel e com um ar infeliz. Ainda me senti mais infeliz.

Não tive no corpo o frio que dizem que se sente depois de parir, mas tive-o na alma.

 

Já no meu quarto, tinha a sensação de ser noite profunda. Mas não era... era cedo ainda, oito e meia ou por aí. O F andava entre o quarto e a neonatologia, ate que assentou estandarte ali ao pé de mim: o nosso filho estava bem.

Não me lembro bem, mas o médico apareceu e deu-me autorização para comer e quando tivessem decorrido seis horas do parto, poderia levantar-me com ajuda da enfermeira.

Despedi-me dele e aguardei.

 

Sei que comi, não sei foi o quê. Sei que o tempo passou rápido, talvez tenha adormecido. Sei que chegou a meia noite e meia e eu só queria levantar-me e ver o meu bébé, pois apesar de estarmos separados apenas por escassos metros, a distância parecia-me ser de quilómetros.

Tiraram-me o catéter da anestesia, assim, arrancado à força. Fiquei danada e fartei-me de refilar (se o tivessem molhado com alcool, a cola não me arrancava o pêlo). Acho que a enfermeira não gostou do berro que mandei, mas isso era o que menos me importava porque não havia necessidade de fazer as coisas assim. Mas vá lá, não me demorou no processo de levantar, correu tudo bem e pude, enfim, ir tomar um banho.

 

Só via sangue a escorrer pelo ralo do duche e o banho teve tanto de reconfortante como de doloroso.

Vesti-me de lavado, já sem as roupas do hospital e fui com o F, finalmente, conhecer melhor o meu bébé: era lindo e perfeitinho.

Estava inconsolável, metia dó. A enfermeira C. da neonatologia pediu-me autorização para colocar uma chucha, coisa para a qual não estava muito pelos ajustes, mas tive tanta pena do bébé que achei que merecia aquele pequeno consolo, o único que lhe podia dar no momento.

Informaram-me que tinham acabado de o alimentar através de uma sonda e aguardavam a reacção. Se fosse positiva, no dia seguinte poderia inciar a mama. E ninguém me tira da cabeça que foi aqui que começaram os problemas com o meu leite materno.

Pudémos tocar-lhe, mas confesso que nem sabia bem como fazê-lo. Porque o que me apetecia era pegar-lhe, cheirá-lo, beijá-lo, agarrá-lo contra mim e não fazer umas festinhas como se fosse um gatinho envolto em mantas num cesto a quem fazemos uma festa na cabecita.

 

Apesar da minha tristeza, tive uma noite boa, a única em que dormi bem depois do nascimento dele.

sinto-me: a recordar
tags:
gotinhas:
De mãe de dois a 6 de Março de 2009 às 10:57
O dia do nascimento do primeiro filho nunca é o que sonhámos/esperámos, enfim. Os sentimentos muito menos, pensamos sempre que vamos ter uma felicidade irradiante e contagiante. Não é verdade, pelo menos para a mãe que tem toda uma alteração fisica, emocional e hormonal tão repentina que não lhe permite ver metade das coisas com clareza.
Na noite que nasceu o meu filho (e tinha-o ao pé de mim) chorei como acho que nunca tinha chorado. Tudo parece tão surreal...
Acho que criamos demasiadas expectativas. Digo isto porque quando tive a minha filha, que é a mais nova, tudo foi diferente, tudo me pareceu mais claro e bonito, simples e natural. De uma forma ou de outra, o melhor é falar com alguém amigo e contar vezes sem conta como correu, o que sentimos e vivemos pois as coisas vão parecendo mais claras e vamo-nos lembrando de pormenores que estavam escondidos algures, vamos tornando todo aquele cenário irreal em algo concreto e lógico.
Beijinhos grandes e o desejo sincero de muitas felicidades para a nova família.
De Su a 6 de Março de 2009 às 18:11
É isso mesmo Raquel, as recordações vão chegando...
Também acho que o 2º deve ser mais fácil neste sentido.
Beijinho*

Comentar post

.Sobre mim

.No messenger

O meu MSN
sufiland@sapo.pt

.pescar nas águas

 

.Novembro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.recentemente

. Arreeee!!!!!

. O prometido é devido

. Um novo sonho

. Interregno

. Francisco

. Obrigada...

. Parabéns Filho!!!

. 12 meses em 13 imagens

. Será?

. Está grande...

.águas passadas...

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Junho 2011

. Agosto 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

.tags

. todas as tags

.gostamos muito :)

. Ser mãe pela primeira vez...

. O enxoval (reeditado a 3 ...

.Outras águas

SAPO Blogs

.subscrever feeds